14 de fevereiro de 2010

3º Encontro Tema:Pastoral da Juventude


No dia 06 do mês de fevereiro as 19:00, inicio-se mais uma reunião do grupo de Jovens Mensageiros da Paz, em que foi um encontro diferente, pois o Ewerson coordenador da Pastoral da Juventude, veio nos falar um pouco da PJ.

Pastoral da Juventude do Brasil é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo pois agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos. É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses. A PJ (Pastoral da Juventude) é a organização dos grupos de jovens das paróquias e CEBs dentro de uma pastoral que tem suas próprias coordenações, processo de formação e acompanhamento sistemático. Em alguns lugares utilizam-se outras siglas como PJG (Geral) ou simplesmente PJ. Hoje há clareza sobre alguns pontos importantes:

  • A PJ prioriza o acompanhamento de iniciantes mas também trabalha com militantes. A PJ tem valor em si e não apenas como etapa e preparação de militantes para as pastorais específicas. A maior parte dos coordenadores da PJ são militantes. Alguns destes conseguem trabalhar numa pastoral com maioria de iniciantes. Estes têm um dom para este trabalho enquanto outros se afastam por não encontrarem mais ambiente para discutir seus desafios específicos. Daí a necessidade de uma pastoral de militantes ou pelo menos espaços específicos para os militantes.
  • O processo de iniciação não deve ser identificado apenas com a PJ. As pastorais específicas não são necessariamente pastorais de militantes, como se pensava no passado. Elas também precisam trabalhar seu processo de iniciação.
  • Por causa da sua força (a maior parte dos 30 mil grupos em todo o país) a PJ é uma importante aliada para a articulação das pastorais específicas, sobretudo em áreas onde estas não têm grupos ou contatos. Essa aliança é possível no momento em que o projeto da PJ apresentado é de complementaridade entre as várias PJs e não de competição.
Bom sua visita não era apenas para nos falar sobre a PJ mas também para nos fazer parar e pensar, o que na verdade estamos fazendo em um grupo de jovens, que não é apenas levar a palavra de Jesus para outras pessoas e trabalhar em comunidade, pois isso todos podem fazer sem a necessidade de estar em um grupo, o que temos que fazer é a diferença e estar em lugares que não tenha justiça nem dignidade. E que um grupo tem que ter objetivos, tem que agir, mostrar resultados e não ficar parado, ser sempre uma coisa monótona. E também nos fez pensar sobre qual era a missão de Jesus, mas não apenas o simples fato que ele evangelizava as pessoas ou que ajudava os mais necessitados, ele queria o "COMO" Jesus conseguia fazer tudo isso, o "PORQUE" acreditavam nas suas palavras... Enfim depois de um longo debate disse que a missão de Jesus é de nos mostrar o Reino de Deus, que é um reino de justiça e dignidade..

"A juventude é muito importante por ser a fase das grandes opções da vida" (Jorge Boran)

Contudo temos muitas coisas pra melhorar no nosso grupo, mas com muita fé e perseverança vamos conseguir.. Nesse encontro foram apresentados novos integrantes finalizando um total de 21 pessoas.. E no próximo sabádo iremos visitar o grupo de jovens F.É.. Até a próxima!!!

Shalon!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário